sexta-feira, 9 de abril de 2010

Reunião do Comitê Inter Religioso do Pará com a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal.

Aconteceu na última terça-feira dia 06/04/2010, no Auditório João Batista da ALEPA- Assembléia Legislativa do Estado do Pará, uma reunião conjunta da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, na presença do Subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Sr. Perly Cipriano (preso político junto com o Pad. Alex Polari de Alverga na década de 70) e seu acessor Elianildo em parceria com o Comitê Inter-religioso do Pará, na presença da Pastora Cibele Kuss da Igreja Luterana, além de representantes da SEJUDH-PA, do Tenete Coronel “De Souza” da PMPA e o Deputado Arnaldo Jordy, foram os que compuseram a mesa.

Foi aberta à assembléia a identificação de cada irmão que se fez presente e de sua instituição ou grupo social/religioso. Marcaram presença os irmãos: dos Cultos Afro-Reliosos (Pai Antônio, Pai Tayandô, Dada Ananda e outros); Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs; Seicho-no-ie; Mov. Focolares; Mov. Carismático; Igreja Anglicana; Com. Dorothy Stang; Mov. Hare Krishna; Santo Daime na presença de representantes dos três centros da região metropolitana de Belém – Vitor Cruz e Anis Khalek( CICLUJUR-PA), Yandra e Silvia Gallupo, Oneide, Lorena Cereja (Igreja Céu de Belém) e eu representando a Igreja Céu da Mãe Divina, entre outros movimentos que não tive condições de identificá-los.

O tema central da reunião foi a exposição e distribuição de um material elaborado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, a cerca da “Diversidade religiosa e Direitos Humanos”, onde o palestrante Sr. Perly Cipriano fez uma aborgagem a cerca dos direitos humanos correlacinados com a inviolável liberdade de consciência e de crença, onde fica assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e suas liturgias, sendo Brasil um Estado “laico”.

Em seguida foi aberta à plenária perguntas e ou considerações a cerca de temas pertinentes ao teor da assembléia como por exemplo: intolerância religiosa; falta de compromisso dos meios de comunicação com a veiculação de notícia referentes ao Culto do Santo Daime, Rugularização do uso ritual da Ayahuasca, ect., e em seguida respostas por parte da mesa. O evento contou com a presença de cerca de 30 pessoas.


SEDH

www.presidencia.gov.br/sedh


Comitê interreligioso


www.comiter.wordpress.com





Talles Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário